Imagem capa - Serie Setembro - por Luciana Dornelas por LUCIANA DORNELAS
Projetos

Serie Setembro - por Luciana Dornelas



Só pensar positivo não adianta! A saúde mental das pessoas esta ficando cada vez mais frágil devido a Pandemia e o isolamento social. Em conjunto com as mortes pelo COVID-19 e pelo novo Corona Vírus, as pessoas estão cercadas por fatos que levam a depressão e até ao suicídio esses que tiveram um aumento considerável em 2020.

De acordo com o psiquiatra Michel Haddad, professor do Departamento de Psiquiatria  da Universidade Federal de são Paulo (UNIFESP), são 12 Milhões de pessoas sofrendo de depressão e 18,6 milhões enfrentando a ansiedade no país. “Um ambiente tão desfavorável com tantos estressores, com a pandemia e as consequências dela, pode desarranjar o funcionamento do organismo”, explica.

Fonte: Jornal Estado de Minas

Por de  Renata Rusky – Correio Braziliense 13/09/2020

A Serie Setembro é um conjunto de fotografias e textos, que mostra ou que tenta mostrar o sofrimento por si só de quem pensa estar sozinho. Talvez sejam fortes ou talvez fracas as imagens criadas, mas o que importa pra mim é o contesto criado para cada uma através do olhar de outras pessoas. Da depressão ao fato em si tento pelas minhas imagens que serão postadas 1 por dia dizer que não é frescura e nem tão pouco simples de resolver.

O Brasil é o país mais triste da América Latina dizem estudos, e tem o maior índice de suicídios cometidos por homens.

Muitas pessoas não querem falar sobre o assunto, mas em 2020 os canais para essas conversas estão bem mais acessíveis e campanhas para prevenção também.

Essa é minha contribuição para essa campanha SETEMBRO AMARELO espero que com esse trabalho as pessoas olhem mais ao redor e procure traços dessa terrível doença.

Não somente olhe as imagens leiam os textos que irão acompanhar, curtam compartilhem e me sigam no instagram @lucianadornelasfotografa onde serão postadas, ajude outras famílias a prestar atenção.

O numero 188 é o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV) www.cvv.org.br

Valorize sua vida e de quem você ama.

Modelo Kelvin Nikolas bailarino e professor de dança da Sala Waldir Marques. Obrigado pela contribuição e doação do seu corpo para a criação da Serie Setembro. (sei que não foi fácil)

Texto e fotografia Luciana Dornelas Fotografa